Fava da Silva "Deságua" sua nova série com vernissage hoje em BH
- andréia gomes durão
- 7 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
"Deságua", exposição que inclui obras da nova série da artista plástica carioca Fava da Silva, tem vernissage nesta sexta-feira, dia 07, a partir das 19h, no Restaurante do Ano, em Belo Horizonte (MG), onde a artista reside, após temporada em Nova York.

Com curadoria de Gabriela Carvalho, a exposição apresenta 18 obras, entre pinturas e fotografias de diferentes fases da produção da artista. Em seus trabalhos, Fava explora imagens que povoam suas memórias e imaginários relacionados à sua infância e trajetória enquanto mulher e artista. "A proposta curatorial cria uma espécie de linha narrativa com obras de diferentes momentos e temáticas, com intuito de apresentar a versatilidade dessa produção", comenta a curadora.

É a primeira exposição individual da artista na capital mineira, que participou recentemente de exposições e mostras coletivas no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente, ela se prepara para sua primeira residência artística, projeto contemplado no fundo municipal de incentivo à cultura, para realização na Associação Cultural Zaratan em Lisboa, em 2019.

Fava da Silva estudou artes na School of Visual Arts de Nova York, no Parque Lage (RJ), frequentou o ateliê de pintura da artista Leonora Weissmann, além de ter bacharelado e mestrado na área de cinema.

Participou de exposições individuais e coletivas na Galeria NYC (NY), na Casa Azeitona (BH), no Centro Cultural dos Correios (Juiz de Fora e Niterói), Greenpoint Gallery (NY), entre outros.

Foi contemplada no edital municipal de incentivo à cultura de Belo Horizonte com um prêmio para realização da residência artística na Associação Cultural Zaratan, em Lisboa, e participou da residência de Improvisação e composição em música e dança com JuHyun e Ana Carolina Rocha Mundim, em Belo Horizonte. Em 2014, teve suas gravuras publicadas na revista belga Actuel.

Sobre a curadora, Gabriela Carvalho é paulista e vive em Belo Horizonte. Bacharel em Artes Visuais pela UFMG e Universidade de Bologna; Mestre em Artes pela UEMG. Em 2011 criou a Casa Camelo, iniciativa autônoma que atua com projetos com foco no fomento e difusão da produção artística emergente em Belo Horizonte.

Foi curadora do Centro Cultural Sesc Palladium entre 2014 e 2016. Como curadora, realizou projetos em espaços autônomos e institucionais como Galpão Paraíso, Mama Cadela, Sesc Palladium, BDMG Cultural, Memorial Minas Gerais Vale, entre outros.

Trabalha também como gestora e produtora de projetos na área de artes visuais, tendo atuado recentemente em projetos no CCBB, FLIP, Sesc SP e Oi Futuro. Pesquisadora na área da curadoria de exposições, atua também como professora, tendo ministrado cursos nessa área na Escola Guignard e CEFART.

A exposição pode ser visitada até 10 de janeiro. O Restaurante do Ano fica na Rua Levindo Lopes 158, na Savassi.
Fotos: divulgação






Comentários